sexta-feira, 28 de março de 2008

Sopa de letrinhas.



















No último programa Soletrando, foi solicitado a um participante que soletrasse a palavra MINI-REFORMA. O candidato disse que a palavra é MINIRREFORMA. O professor Paulo Nogueira disse que a grafia correta é MINIRREFORMA, com r dobrado, dando como certa a resposta do candidato.
Sabemos que para alguns dicionaristas MÍNI é prefixo-radical, ou seja, deve ser escrito junto da palavra que o segue, sem o hífen; no entanto, para alguns gramáticos isso não é verdade. Para alguns gramáticos MÍNI é prefixo e como tal deve ser escrito com hífen, quando diante de palavra que comece com vogal, h, r ou s. Dessa forma, devemos grafar corretamente: MINI-SAIA, MINI-SÉRIE, MINI-HOTEL, MINI-REFORMA,
MINI-HORTALIÇA. Se admitirmos MÍNI como prefixo-radical, seremos obrigados a grafar: MINIOTEL, MINIRRÁDIO, MINIORTALIÇA, etc.
Pela ortografia oficial, MINISSAIA. Houve, no entanto, um enorme equívoco de quem resolveu oficializar essa forma, pois o correto é MINI-SAIA, assim como MINI-REFORMA, MINI-HOTEL, MINI-SÉRIE, MINI-ÁLBUM, etc.
Eu acho que palavras que implicassem discussão (divergência entre gramáticos) não deveriam participar do programa, tais como esta: mini-reforma ou minirreforma?
Se eu fizesse parte da banca examinadora do programa Soletrando, pensaria duas vezes antes de testar os candidatos com palavras desse tipo, ou consideraria as duas grafias como corretas.
O professor Paulo, simplesmente, desconsiderou a forma correta, quando em verdade a correta é MINI-REFORMA, apesar de não ser a oficial. Ou seja, à luz da explicação plausível, o candidato teria que ser eliminado, já que respondera MINIRREFORMA.
Discordo, veementemente, da explicação do professor Paulo Nogueira com relação à palavra em questão.

Nenhum comentário: