segunda-feira, 31 de março de 2008

Lamentável, Lamentável, Lamentável.





















Prezados, ontem, no metrô, eu li isto: "Eles são faixa preta. Você também.
Use o cinto".
Isso está escrito num painel onde o governo assina-se.
Seria melhor que tivessem escrito: Eles são faixas-pretas. Você também. Use o cinto.
É lamentável que não haja o mínimo discernimento por parte daqueles que escreveram essa preciosidade, para saber que existe ali um erro primário.
Divulga-se que haverá alteração no idioma no próximo ano. Eu acho que deveriam se preocupar com outra coisa, em vez de a cada dez anos, inventarem um motivo para mudar a grafia. Eles deveriam estar preocupados com o péssimo ensino que está sendo ministrado em nossas escolas, e criarem cursinhos de português em cada esquina, em cada bairro, em cada comunidade; como acontece hoje com os cursinhos de inglês. Infelizmente, não é isso que acontece. O que o povo está escrevendo nas ruas é o reflexo dessa falsa educação instalada em nosso País, e o governo, coitado, vem atrás copiando, quando ele mesmo deveria ser exemplo.
E querem acabar com o trema, querem simplificar o uso do hífen (ou hifem).
E eu, com meus botões, me pergunto, para quê? Por quê? Em nada isso mudará a nossa péssima maneira de escrever. Somos vistos como um povo que odeia o idioma que fala até mesmo pelos estrangeiros. Somos o único povo no mundo com esta característica.
Para alguns de vocês posso ser chato, para outros, talvez não. Mas esta é a única forma que tenho para expressar minha revolta com relação ao que está sendo feito com a língua portuguesa, que não deixa de ser um símbolo nacional, um patrimônio do povo sendo destruído.

Quando uma sociedade se corrompe, a primeira coisa que gangrena é a linguagem.

Nenhum comentário: